[cle1: REDIRECTION_DANS Lang:PT] [cle1: SECONDES Lang:PT]

PRIMEIROS TESTES DE DESENVOLVIMENTO PARA O CITROËN C3 R5!

Após um anos de estudos, cálculos e concepção, a Citroën Racing efetua os primeiros testes de desenvolvimento no C3 R5.  Produto 100% novo da gama de competição para clientes, o Citroën C3 R5 pretende se tornar a nova referência da categoria.

Criada em 2013, a regulamentação R5 criada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) provocou o surgimento de uma nova geração de carros de rali. Destinados às equipes e aos pilotos particulares, esses produtos com custos controlados são muitas vezes chamados de “mini-WRC”, por conta de suas características técnicas: tração nas quatro rodas, motor 1.6 turbo com injeção direta de cerca de 280 cv., caixa de câmbio sequencial, etc. Elemento essencial da redefinição da gama de competição para clientes da Citroën Racing, o C3 R5 irá, em breve, participar dessas conquistas!

A concepção do Citroën C3 R5 começou há cerca de um ano. Para além do trabalho realizado pelo escritório de estudos e cálculos, a maioria dos componentes mecânicos foi testada em condições reais de utilização, em veículos-laboratório que estão em circulação desde o começo do ano.

 

c3r5_2

“Na primeira saída com o carro completo, já chegamos muito perto da definição que será proposta aos clientes. Os testes são efetuados em terra, em terrenos suficientemente variados para testar a robustez e começar os ajustes básicos do veículo” , afirma Pierre Budar, Diretor de desenvolvimento dos veículos de competição para clientes. “Existe uma relação direta entre o C3 R5 e o C3 WRC. Por exemplo,  a gaiola de ambos foi projetada pelo mesmo engenheiro. Algumas soluções, embora compartilhadas, foram adaptadas para se adequar às exigências regulamentares e à produção de pequenas séries. O motor também foi desenvolvido internamente, a partir de uma base proveniente do bloco de série e capaz de oferecer o melhor potencial de desempenho e fiabilidade. O conjunto forma um produto homogêneo, capaz de satisfazer as ambições dos clientes que escolherem o Citroën C3 R5.” 

c3r5_3

 

Depois da primeira série de testes, a Citroën Racing  dará continuidade ao desenvolvimento do C3 R5 tanto na terra como no asfalto. Para tanto, utilizará pilotos dotados de perfis diversificados, de modo a obter um produto efetivamente polivalente. A homologação pela FIA deve acontecer em 2018. 

 

Top