Citroën vence Rali de Portugal com a dupla Kris Meeke/Paul Nagle!

Dupla britânica, responsável pelos testes do carro da Citroën para a temporada 2017 do Campeonato Mundial, liderou desde o primeiro dia e levou o DS 3 à primeira vitória no ano.  

A dupla Kris Meeke/Paul Nagle levou o DS 3 à vitória no Rali de Portugal, quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). A segunda vitória da dupla britânica foi também a 95ª da Citroën no WRC e recompensou o trabalho da equipe Abu Dhabi Total WRT no primeiro rali do ano disputado em piso de terra.

Líderes desde o segundo estágio do rali, Meeke/Nagle tiveram um desempenho de alta classe em seu retorno ao campeonato – a equipe Abu Dhabi Total WRT se ausentou dos dois ralis anteriores, na Argentina e no México, para trabalhar nos testes e no desenvolvimento do carro da Citroën que será utilizado na temporada de 2017, quando um novo regulamento técnico entrará em vigor. Nos dois primeiros dias de prova, eles acumularam vantagem de 45 segundos sobre Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger, segundos colocados.  

Apesar de não ser uma vantagem particularmente grande, ela permitia à dupla adotar um ritmo seguro para os últimos quatro estágios da etapa portuguesa, realizada no domingo (22). E, após os dois primeiros estágios do dia, mantinham uma vantagem superior a 35 segundos sobre Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que haviam assumido o segundo lugar. Seguros de sua estratégia, Meeke/Nagle mantiveram um ritmo seguro nos dois estágios finais e terminaram o rali com 29,7 segundos de vantagem sobre Mikkelsen/Jaeger, que recuperaram o segundo lugar.  

As outras duas duplas inscritas pela Abu Dhabi Total WRT tiveram pouca sorte em Portugal. Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau terminaram o primeiro dia em sexto lugar. No segundo, uma colisão contra uma rocha provocou danos na suspensão do DS 3, forçando-os a abandonar – eles retornaram à pista no domingo, mas correndo sob as regras Rally2. Khalid Al Qassimi/Chris Patterson, 16º no primeiro dia, tiveram um incidente idêntico no segundo. Também retornaram como Rally2, sem chances de obter uma classificação geral entre os dez primeiros. Em compensação, a categoria FIA Junior WRC, que teve sua primeira etapa realizada em Portugal, teve como vencedores Simone Tempestini/Giovanni Bernacchini, com um DS 3 R3.  

A próxima participação da Abu Dhabi Total WRT no Campeonato Mundial de Rali acontecerá na Polônia, de 30 de junho a 3 de julho. Dois carros serão inscritos para Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau e Craing Breen/Scott Martin.

Depois da prova, Kris Meeke declarou: “Tenho que agradecer a toda a equipe e à PH Sport pelo trabalho feito neste final de semana. Asseguramos esta vitória contra competidores de primeiro nível. Por isso, este desempenho é especialmente importante para mim como piloto. Antes da largada, eu realmente não sabia ao certo o que esperar. Fiz muitos testes nas semanas anteriores, mas estava claramente com pouca milhagem em competição.

 

Mas consegui rapidamente ser rápido e liderei praticamente do começo ao fim, administrando a liderança a partir de sábado. Fui cuidadoso de novo no último dia, já que havia muitas pedras no piso em Fafe, especialmente na segunda passagem. É realmente um sentimento muito especial vencer aqui. O ambiente é incrível, com alguns dos mais barulhentos e apaixonados fãs do mundo. Dizem que a primeira vitória tira um peso das costas, mas sinto que esta é tão importante quando aquela. Não são muitos os pilotos que vencem um rali do WRC, e são menos ainda os que vencem dois! Vamos tentar repetir este resultado nos próximos ralis e especialmente em 2017 para competir no mais alto nível!”.

 

Rali de Portugal – 19 a 22 de maio

1) Meeke / Nagle (DS 3 WRC) 3:59:01.0

2) Mikkelsen / Jaeger (VW Polo-R WRC) +29.7

3) Ogier / Ingrassia (VW Polo-R WRC) +34.5

4) Sordo / Marti (Hyundai i20 WRC) +1:37.1

5) Camilli / Veillas (Ford Fiesta RS WRC) +4:01.6

6) Latvala / Anttila (VW Polo-R WRC) +4:06.9

7 ) Ostberg / Floene (Ford Fiesta RS WRC) +6:53.6

8) Prokop / Tomanek (Ford Fiesta RS WRC) +10:24.1

9) Tidemand / Andersson (Skoda Fabia R5) +11:45.2

10) Fuchs / Mussano (Skoda Fabia R5) +13:14.0

 

Top