NOVO CONCEPT CAR CITROËN CACTUS M: FREE YOUR MIND!

Por ocasião do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, a CITROËN apresenta em exclusividade mundial um carro-conceito inspirado em seu modelo Méhari: o CITROËN CACTUS M. Com ele, a CITROËN propõe uma reinterpretação "outdoor" do C4 Cactus cheia de frescor e otimismo, e que coloca o lazer no centro da experiência automotiva. À vontade em todos os terrenos e em todas as situações, o concept CACTUS M evoca a liberdade, a evasão e o bem-estar.  

 

Um crossover para a natureza... Já sugerido pelo caráter do CITROËN C4 Cactus, o estilo do concept-car CACTUS M quer ser ainda mais aventureiro, afirmando sua afiliação com o concept CITROËN Aircross apresentado em Xangai, em abril passado. Seus para-lamas são esculpidos em torno das rodas para torná-lo mais encorpado e musculoso. Seu para-brisa vertical, sua carroceria mais alta e suas rodas de grande diâmetro reforçam a personalidade concebida para o lazer. Nas laterais da carroceria, as portas alongadas de plástico trazem leveza, proteção e conferem uma assinatura estilística ao veículo. Uma concepção oriunda do famoso Méhari, que tinha esta mesma filosofia de veículo que “passa em qualquer lugar”. Por fim, o espaço interno completamente aberto permite acesso direto aos lugares da segunda fileira de assentos; não há mais nenhuma fronteira entre os passageiros e o mundo que os cerca.

 

Funcional e concebido para o lazer... Pela sua concepção, o CITROËN CACTUS M coloca o lazer no coração da experiência automotiva e faz dele uma verdadeira arte de viver. O design interno ilustra isso perfeitamente por meio da utilização de materiais técnicos oriundos das atividades ao ar livre. Para uma utilização sem compromisso, o espaço interno é totalmente lavável graças a um sistema de escoamento de água incorporado à plataforma. Inspirados no mundo do surfe, seus assentos foram pensados como roupas de mergulho e são cobertos com um tecido neoprene colorido que proporciona conforto e estanqueidade. O CITROËN CACTUS M destaca-se também pela sua modularidade, caso do arco de teto que permite que os passageiros armazenem todos os seus equipamentos (wakeboard, windsurf...). Tudo é concebido para proporcionar conforto e paz de espírito.

 

À vontade sobre quaisquer terrenos... O CITROËN CACTUS M foi criado para fugir, explorar e destrinchar novos territórios. Quaisquer que sejam as atividades, as condições meteorológicas ou o tipo de estrada, tudo foi imaginado para aumentar a serenidade dos ocupantes. Em todos os terrenos, o Grip Control permite obter uma ótima aderência e, assim, sair de forma controlada dos caminhos comuns. O CACTUS M é também a liberdade extrema graças à modularidade de seu espaço interno que se transforma em leito e à sua capota de teto que se transforma em tenda. Esta capota, sustentada por um sistema de enchimento inovador, também oferece proteção em caso de chuva. O CITROËN CACTUS M é também tecnologia embarcada no dia a dia com o conjunto dos equipamentos úteis do C4 Cactus (tablet tátil, câmbio de marchas easy push…).

 

O conceito CACTUS M é uma reinterpretação contemporânea dos valores que levaram à criação do Méhari, modelo que teve mais de 145 mil unidades comercializadas em todo o mundo. Valores de conforto, de bem-estar e de lazer, que animam desde sempre a CITROËN. Apresentado ao lado do C4 Cactus e do também conceito Aircross, o CACTUS M ilustra toda a vitalidade e coerência da marca.

 

1.  UM CROSSOVER PARA O AR LIVRE 
Um ano após o lançamento do C4 Cactus, e por ocasião do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, a CITROËN propõe uma versão com um design mais musculoso e totalmente aberto ao ambiente externo.

A reinterpretação do C4 Cactus com um look aventureiro 
Já sugerido no C4 Cactus, o caráter SUV do concept CACTUS M é acentuado por um tratamento de estilo e elementos específicos.

 

Na frente e na traseira, elementos e componentes foram modificados para acentuar a altura da distância ao solo e a impressão de suspensão da silhueta. A utilização de rodas Tall & Narrow permite ampliar o diâmetro de roda enquanto diminui sua largura - e assim aumentar a altura da carroceria. Esta impressão é reforçada também por caixas de rodas específicas. O caráter musculoso do CACTUS M é acentuado pela inclinação do para-brisa de 60° e pela espessura de seus montantes.

A parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro e os retrovisores foram imaginados a partir do conceito CITROËN Aircross. Os engates e os retrovisores oferecem uma sensação de proteção e de qualidade. Esses atributos de estilo ancoram o CITROËN CACTUS M no mundo dos SUVs e são testemunhas da filiação entre os dois conceitos.

 Um carro voltado para fora, oriundo do imaginário Méhari      
Tal como o Méhari em sua época, o conceito CACTUS M foi concebido como um carro para o ar livre. Tudo foi pensado para aproximar os passageiros do meio ambiente que os cerca, tornando a vida mais fácil.

 

O CITROËN CACTUS M possui duas portas longas que acentuam a impressão de compacidade do veículo. A concepção monobloco de plástico associa versatilidade à diminuição de peso. Essas portas são pensadas ​​como airbumps e assumem seu conceito graças à utilização de um revestimento em TPU (poliuretano termoplástico), um material misto entre plástico e silicone. Esta segunda pele, que também cobre as proteções nos para-choques, resiste aos choques e arranhões, mas também à água salgada, à areia e a tudo que poderia criar uma barreira entre o lazer e a mobilidade. Em razão da concepção delas, as portas possuem uma dobradiça aparente como no famoso Méhari (que também utilizava uma carroceria em termoplástico ABS).

 

Nascido do espírito do surfe, o CITROËN CACTUS M não tem teto nem montante lateral. Ele está totalmente aberto para o exterior. Possui ainda um revestimento de madeira no arco e nos montantes do para-brisa que lembra as personalizações usadas por vários fabricantes de pranchas de surf. Suas rodas modernas lembram os motivos florais dos assentos. Seu logotipo, visível no arco, aparece como uma assinatura do que poderia ser a coleção "Freestyle" de acordo com a CITROËN.


2. 
ESPERTO E CONCEBIDO PARA O LAZER  

A praia, a areia, o sal e a água são alguns dos elementos que não combinam com um carro. O CACTUS M foi justamente concebido para este universo, para permitir uma vivência mais intensa com o lazer, na maior tranquilidade. As escolhas das formas, dos materiais, das tecnologias e das cores foram guiadas pela vontade de prolongar o lazer no carro, libertando a mente dos ocupantes de quaisquer formas de preocupação.

 

O design global do espaço interno lembra um casco de barco. As formas são fluidas e contínuas com o design externo do veículo. Esta impressão de objeto moldado em um único bloco é reforçada pela cor azul Jaws, uniforme entre a carroceria e o espaço interno. Profundamente otimista, ele sugere o caráter jovial deste carro-conceito e convida à evasão.

 

Além deste aspecto, os traços funcionais do casco de um barco também foram incorporados ​​ao design global. O CITROËN CACTUS M é o parceiro ideal para todas as expedições. Todos os materiais foram escolhidos ou tratados para se adaptarem ou resistirem à água. Os ocupantes podem se acomodar sem precisar se secar ou tirar a areia e o sal de seus corpos, graças aos apoios para os pés perfurados e aos assentos desenhados para evacuar a água (e com um tecido resistente ao sal). O espaço interno pode até ser limpo com um jato d’água.

 

O CACTUS M recebe um espaço interno estético e funcional. Os revestimentos, inclusive os do painel, foram pensados como roupas de mergulho. A espuma Neoprene coberta com um tecido Jersey impresso com cores brilhantes proporciona um ambiente caloroso ao espaço interno, acentuando o lado vivo do veículo. Ela também permite aumentar a estanqueidade dos assentos e diminuir seu tempo de secagem.

 

O conceito CITROËN CACTUS M é prático: sua lateral permite que os passageiros sentem nos bancos da fileira de trás com facilidade. Esta solução facilita o acesso e dá uma sensação de grande liberdade aos passageiros traseiros. Dentro, os diversos porta-objetos são acessíveis e funcionais. As portas dianteiras dispõem de grandes caixotes fechados por uma rede, o porta-malas traseiro é acessível do lado de fora e é possível fixar duas pranchas de surf sobre os arcos graças a sistemas de fixação específicos e integrados. Para a ocasião, duas pranchas de surf com as cores do carro-conceito foram especialmente criadas pelas equipes do estilo CITROËN.

 

O caráter e a forte personalidade do CACTUS M extraem sua essência do Méhari de 1968, de seu lado prático e do universo balneário que cerca este modelo mítico. Assim, diversos elementos de estilo, tais como as aberturas de portas com tira ou o limpador de para-brisa central de palheta única, foram pensados para oferecer máxima praticidade e simplicidade. Paralelamente, os encostos de cabeça assumem a forma das defesas de um barco, abrindo uma janela sobre o imaginário praiano associado aos carros para o ar livre.


3. 
À VONTADE SOBRE QUAISQUER TERRENOS  

Imaginado para atender os amantes dos espaços ao ar livre, o conceito CACTUS M é o parceiro ideal para ir atrás de uma aventura. Por meio de suas tecnologias e inovações, ele estabelece limites mais longínquos à exploração constituídos pelas condições climáticas, a logística ou os terrenos acidentados.

 

O CITROËN CACTUS M associa o Grip Control a um conjunto de rodas Tall & Narrow, tornando-se mais ágil para vencer terrenos e aclives irregulares. Este sistema antipatinagem adapta-se em função das situações para otimizar a motricidade em quaisquer circunstâncias.

 

O conceito CACTUS M foi concebido como um carro para o ar livre, mas ele também pode se adaptar a qualquer mudança meteorológica graças à sua capota inovadora. Localizada no fundo falso do porta-malas, esta capota é instalada manualmente ao redor do veículo e se estende graças a um sistema de insuflação inovador. De fato, um fluxo de ar permite encher três almofadas que colocam a capota em sua posição ideal. Este fluxo de ar é acionado por um compressor situado na parte traseira do veículo.

 

Graças à sua modularidade interior e a sua capota inovadora, o CITROËN CACTUS M elimina as etapas ligadas à logística para dar mais espaço à improvisação e à liberdade. Assim, torna-se possível transformar o CACTUS M numa tenda para duas pessoas e prolongar a experiência de descoberta. Graças a um engenhoso sistema basculante, o banco traseiro prolonga o porta-malas para criar um leito para duas pessoas. Dependendo da vontade, é possível dormir ao relento ou mesmo protegido: a capota se prolonga numa tenda autossustentável utilizando o mesmo sistema de insuflação. Esta tenda se desdobra em direção à parte traseira do veículo e permite que duas pessoas de 1,80 m fiquem de pé na parte de trás do carro. Não há mais limite para a exploração.

 

Para a confecção da capota e da tenda, a CITROËN trabalhou em parceria com duas empresas especializadas no setor. Para a estrutura e a segurança da tenda, a Marca trabalhou com a empresa ATIC, perita em estruturas infláveis em condições extremas e com a empresa Jonathan & Fletcher, fabricante especializado em têxteis técnicos para os esportes radicais para a confecção do tecido.

 

Além dessas inovações, o CITROËN CACTUS M é antes de tudo um carro agradável no dia a dia, pois ele embarca todo o conforto de rodagem e essas tecnologias presentes no C4 Cactus. Um ano após o lançamento do modelo de série, este carro-conceito ilustra todo o potencial de declinação do C4 Cactus. Mas também a extraordinária possibilidade do desenvolvimento do posicionamento da marca em diversas silhuetas. 

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS  

Dimensões
Comprimento: 4,16 m 
Largura: 1,73 m 
Altura: 1,48 m 
Distância entre eixos: 2,60 m  

Cadeia de tração a gasolina com caixa de câmbio automática de última geração: 
PureTech 110  S&S EAT6 

Desempenhos e consumos
Consumo : 4,8 L/100 km  
Emissões de CO2 : 110 g/km

 

Ligação com o solo:
Pneus BridgestoneTall& Narrow 19’’ 

 

A Marca CITROËN

A CITROËN é a criatividade e a tecnologia a serviço do bem-estar.

Desde 1919, a CITROËN contribui de forma efetiva na democratização automobilística, oferecendo de forma concreta e otimista, respostas para as questões de cada época. Hoje em dia, os modelos CITROËN concentram seu valor no design, no conforto e nas tecnologias úteis.  CITROËN quer dizer 10.000 pontos de Venda e Pós-venda em mais de 90 países e quase 1,2 milhão de veículos vendidos em 2014. Quer dizer também 8 títulos de Campeã Mundial de Construtores no WRC e um 1º título de Campeã de Construtores FIA no WTCC em 2014.

 

Top