RÉTROMOBILE 2016: DS E SM EM DESTAQUE

Mémoráveis modelos como o DS 20 Pallas, o SM OR ou ainda o DS Cupê Bossaert GT 19 esperam o grande público no estande da marca DS no Salão Rétromobile, que acontece entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Paris. Organizada com o valioso apoio da Amicale CITROËN France* e dos Clubes DS e SM**, a exposição reunirá cinco modelos de prestígio, demonstrando toda a tecnologia e requinte da Marca, independentemente da época. 

Encontro internacional de apaixonados por modelos antigos, o Salão Rétromobile representa para a marca DS uma oportunidade única de encontro e relacionamento com o público em geral. Para sua segunda participação como marca independente, a DS irá expor uma seleção de modelos emblemáticos como o histórico DS histórico e o SM, automóveis míticos e revolucionários em seu tempo.

O envolvimento dos colecionadores permitiu reunir cinco modelos de prestígio. Desta forma, o público em geral poderá ter uma visão geral do legado excepcional que hoje alimenta o espírito da marca DS, fundamental para o desenvolvimento de carros que combinem design de vanguarda e tecnologia, conforto e dinamismo, materiais nobres e requinte.

As estrelas esperadas são:

-          Um DS Cupê Bossaert GT 19 de 1963, um verdadeiro modelo de exceção! Na cor bordô, a unidade apresentada no Rétromobile é certamente a única ainda existente entre as 12 fabricadas no início dos anos 60 por Hector Bossaert. Apaixonado pela competição e uma referência na preparação dos carros de corrida, Hector Bossaert se lança na realização de um cupê baseado em um sedã DS. Ele confiou suas linhas ao estilista italiano Pietro Frua, gênio do design automobilístico, nascendo, assim, o Cupê GT 19! O resultado é surpreendente: mais curto 47 cm e rebaixado em 7 cm, ele ostenta para-lamas em forma de asas, enquanto um arco destaca as rodas traseiras. Seu para-choque traseiro e a curvatura do porta-malas formam uma simetria perfeita com a frente, e seu para-brisa traseiro panorâmico aumenta de maneira inequívoca a visibilidade. Seu espaço interno é digno de um esportivo dos anos 60 com tacômetro e manômetro de temperatura de água (o carro exposto é também equipado de um painel de bordo "Jaeger"). Os clientes podiam até optar a favor de assentos de couro, de um volante de três raios com acabamento de madeira e de uma preparação do motor para o carro atingir velocidade de até 172 km/ h!

-          Um DS 20 PALLAS de 1974. Na cor Cinza Nacarado e com teto preto laqueado, ele ostenta espaço interno em tecido Jersey na cor caramelo. A versão PALLAS, apresentada pela primeira vez no Salão de Paris em outubro de 1964, marcou a história do DS, proporcionando um nível de acabamento até então nunca visto em carros de série. Ele se distingue dos outros DS pelo seu equipamento sofisticado e especialmente luxuoso, incluindo frisos cromados, tampões de roda específicos e assentos mais espessos.

-          Um DSpécial de 1972 na cor Branco Meije e dentro Targa preto. Esta gama em "D" apareceu em setembro de 1969, quando o Dspécial substituiu o ID19 nas suas versões Luxo e Conforto. O modelo presente no Rétromobile é equipado de direção hidráulica e do para-brisa traseiro aquecido, duas opções que eram disponíveis na hora do pedido. Um carro podendo chegar a 160 km/h em velocidade máxima.

Carro de Grand Tourisme por excelência e digno herdeiro do DS, o SM também será homenageado com a exposição de:

-          Um SM de 1975 equipado com injeção, o penúltimo produzido nas oficinas da Ligier em Abrest (Allier). Apresentado em sua condição original, este carro é de cor branca com tecido interno azul-verde. Ele é notadamente equipado com vidros escuros e ar-condicionado. Como os últimos SM produzidos, ele tem a particularidade de contar, de série, com cintos com enroladores ou um botão para as luzes de emergência no painel de bordo.

-          Um SM OR, um modelo com acabamento inédito, especialmente preparado para esta nova edição do Rétromobile. Depois de uma sessão de lixamento, duas demãos de tinta e três de verniz, este SM se transforma em um carro com linhas futuristas e tecnologias avançadas. O modelo exposto, de 1971, é equipado de um motor Maserati V6 com carburadores, vidros escuros, ar-condicionado e um interior em couro Havana.

Salão RETROMOBILE 2016 

Paris Porte de Versailles – Pavillon 1  

*L’Amicale des Clubs CITROËN France é uma associação cuja missão é coordenar, junto com as marcas CITROËN e DS, as ações dos clubes.  

**Os clubes representados para o Rétromobile 2016 são: Club Citroën France ; DS Club Révolution 55;  DS ID Club de France; Euro SM Club; Idéale DS France e SM Club de France. 

 

Top