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11 PALAVRAS-CHAVE DO WRC

 

Você conhece o duplo significado de WRC? Sabe o que é um shakedown? Ou para que serve um parque de assistência? Confira nossa seleção de palavras-chave para ficar por dentro do WRC.

ANOTAÇÕES

É um código utilizado pelas equipes para descrever as características dos trechos cronometrados do programa do fim de semana. Durante o reconhecimento, o piloto dita ao seu copiloto a sua visão da estrada, servindo-se de uma linguagem específica. O copiloto anota essas informações em um caderno. Durante a corrida, o copiloto relê as anotações de modo a orientar o piloto, que assim pode avançar o mais rápido possível.
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EQUIPE DE APOIO

Nos quatro ralis da temporada disputados no asfalto (Monte Carlo, Córsega, Alemanha, Catalunha), as equipes principais contam com uma equipe de apoio, geralmente composta por ex-pilotos e copilotos. Munidos de uma cópia das anotações da dupla principal, eles percorrem os trechos cronometrados antes da prova para relatar qualquer alteração que possa ter ocorrido na superfície e nas condições da estrada desde o reconhecimento. Eles fazem a mesma coisa durante a corrida, entre a primeira e a segunda passagem nas especiais.

ESPECIAL

Designa os trechos da estrada fechados para o trânsito, onde as duplas disputam provas cronometradas, largando a cada dois ou três minutos. Os diferentes trechos cronometrados são ligados entre si por trechos de estrada abertos ao público. Nesses trechos de ligação, as duplas devem respeitar as leis de trânsito locais, bem como os tempos estabelecidos, se não quiserem ser alvo de penalidades. Um rali, portanto, é uma sucessão de trechos cronometrados e de ligação. A classificação final é obtida após adicionar os tempos realizados nos trechos cronometrados e as eventuais penalidades recebidas nos trechos de ligação.
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FLEXI SERVIÇO

Procedimento utilizado durante o período de assistência mecânica do final do dia, com duração de 45 minutos, que dá às equipes a possibilidade de dispor de um período suficientemente longo para trabalhar nos carros em sequência em vez de trabalhar simultaneamente nos dois veículos. Isso viabiliza uma repartição mais eficiente da equipe de mecânicos autorizados a trabalhar (oito para uma equipe de dois carros, como é o caso da Citroën Total World Rally Team).

PARQUE DE ASSISTÊNCIA

É o local onde as equipes participantes instalam suas estruturas e para onde os carros retornam em intervalos regulares entre os trechos cronometrados para realizar a troca de pneus e a revisão mecânica. Embora as duplas possam, a qualquer momento, efetuar os reparos necessários no veículo com as ferramentas disponíveis a bordo, nenhuma ajuda externa é autorizada fora dos limites do parque de assistência. A tendência atual dos ralis é dispor de um único parque de assistência, onde os carros passam por uma verificação de quinze minutos pela manhã, de quarenta minutos no meio do dia e de quarenta e cinco minutos no final do dia. Os mecânicos autorizados a trabalhar nos carros devem usar uma braçadeira (quatro por carro).
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POWER STAGE

A expressão designa uma especial, geralmente a última do rali, transmitida ao vivo pela televisão, nas quais as equipes podem ganhar pontos de bônus. A dupla mais rápida ganha cinco pontos, a segunda colocada ganha quatro, e assim por diante até a quinta dupla que recebe um ponto.

RALI 2

Uma equipe forçada a abandonar a prova num dia pode retornar no dia seguinte, depois de sofrer sete minutos de penalidade por cada especial perdida (ou dez minutos se o abandono ocorrer no último trecho cronometrado da etapa).
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RECONHECIMENTO

Na terça e na quarta-feira antes de cada rali, as duplas fazem o reconhecimento. Nessa ocasião, elas percorrem duas vezes cada trecho cronometrado a bordo de veículos de série melhorados (arco de segurança, suspensões, freios, etc.) para, em velocidade limitada (80 km/h no máximo), anotar as características de cada curva da estrada.

SHAKEDOWN

Termo que designa a sessão de treinos organizada na quinta-feira que precede cada rali, num trecho cronometrado que comporta dificuldades similares às encontradas nas provas do fim de semana. Todas as duplas devem obrigatoriamente percorrer três vezes o trecho.
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SUPERESPECIAL

São curtos trechos cronometrados, geralmente realizados nas cidades de abertura dos ralis, destinados a atrair um público diferente.

WRC

Designa tanto o Campeonato do Mundo de Ralis (World Rally Championship) como os carros que dele participam (World Rally Cars). Considerados os carros mais sofisticados da modalidade, eles pesam 1190 kg e são equipados com um motor 1.6 turbo que desenvolve cerca de 400 cavalos, possuem câmbio com comando sequencial e imponentes apêndices aerodinâmicos.
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