Esse site utiliza Cookies. Ao continuar a navegar no site, você aceita a utilização dos cookies. Saiba mais sobre a Política de privacidade.

https://www.citroen.com.br/informacoes-legais.html

[cle1: REDIRECTION_DANS Lang:PT] [cle1: SECONDES Lang:PT]

CITROËN CONQUISTA SEGUNDO LUGAR NA FINLÂNDIA!

Vice-campeões em casa após um desempenho de alta qualidade em seu C3 WRC, Esapekka Lappi e Janne Ferm consolidaram o apelido de “Flying Finns” (Finlandeses Voadores). A performance dos pilotos rendeu o oitavo pódio da temporada da Citroën Total World Rally Team e foi complementada por um quinto lugar para Sébastien Ogier e Julien Ingrassia. 

-  

Totalmente no controle do processo durante todo o final de semana no C3 WRC, Esapekka Lappi e Janne Ferm tiveram que mostrar muita determinação. Depois de limitar o tempo perdido nas primeiras corridas, ao mesmo tempo que confirmaram as suas notas de ritmo, eles afastaram-se dos terceiros colocados na segunda passagem e chegaram a igualar o seu melhor resultado até agora, garantindo, assim, um pódio merecido em casa!  

Este segundo pódio da temporada para a equipe Lappi-Ferm, o sexto de sua curta carreira no WRC, também é o oitavo em nove rodadas nesta temporada para o Citroën Total World Rally Team.  

Esapekka e Janne mostraram suas intenções desde o início da etapa, definindo o segundo melhor tempo - apenas um décimo para baixo no lead time - no primeiro estágio apropriado (19,34 km). Eles então confirmaram seu início promissor quando chegaram ao final da primeira partida com apenas 2,4s de diferença. Cheio de confiança no C3 WRC nestas estradas que não deixam espaço para hesitação, eles foram ainda melhores na etapa de sábado. Mais duas vitórias no palco (SS16 e SS18) em meio à batalha pela liderança levaram o time à segunda colocação, com vantagem de 12,4s sobre os terceiros colocados. Uma vantagem que eles conseguiram dominar magistralmente na etapa final. 

Em segundo lugar na estrada na sexta-feira e, portanto, obrigados a varrer a fina camada de cascalho solto das estradas, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia conseguiram limitar o tempo perdido, terminando o dia na sétima posição, a apenas 12,9s do pódio. Infelizmente, Sébastien, em seguida, sofreu uma noite de sono interrompido depois de adoecer e foi forçado a redefinir sua visão para a etapa de sábado. Ele mostrou, ainda assim, grande persistência e determinação para lutar contra a exaustão que sentia e subir para o quinto lugar, a pouca distância do quarto lugar. Tendo desfrutado de uma noite de sono melhor, ele voltou à ofensiva no domingo com a mesma tenacidade, mas perdeu o quarto lugar por apenas 2.7s. Os pontos conquistados neste rali, incluindo dois pontos de bônus ganhos no Power Stage, graças ao ajuste do quarto tempo mais rápido, significam que ele ainda está em segundo lugar no campeonato de pilotos e na disputa pelo sétimo título mundial consecutivo. 

 

O QUE ELES DISSERAM... 

 
Sébastien Ogier, piloto Citroën Total WRT 

 
“Foi um final de semana difícil para nós. Para ser honesto, eu tinha expectativas mais altas no começo. Como sempre, dei absolutamente tudo que podia. Com certeza, a etapa de sábado - quando eu estava com pouca energia - não ajudou muito, mas mesmo hoje, quando me senti melhor, infelizmente não consegui fazer mais ”. 

Esapekka Lappi, piloto Citroën Total WRT 

“Estou muito satisfeito com a equipe - eles merecem esse resultado por terem sido pacientes e apoiadores durante a primeira parte da temporada, quando as coisas estavam difíceis. Nós trabalhamos muito duro - e bem - juntos para que o C3 WRC se adaptasse ao meu estilo de pilotagem de forma mais eficaz, especialmente nos diferenciais da frente e eu realmente me senti cheio de confiança dirigindo o carro neste fim de semana. Eu literalmente senti que poderia fazer o que eu gostava! Desde a primeira corrida no shakedown, eu sabia que as coisas pareciam boas. Agora espero manter esse nível de desempenho pelo resto da temporada”. 

    
DUAS PERGUNTAS PARA PIERRE BUDAR, DIRETOR DA EQUIPE CITROËN RACING 

 
O que você pode dizer sobre o desempenho de Esapekka Lappi e Janne Ferm neste final de semana? 

  

Obviamente, estamos muito satisfeitos em vê-los de volta ao topo depois de uma primeira metade da temporada, quando lutaram para transformar seu inegável potencial em resultados. Sabíamos que eles eram extremamente rápidos e nunca duvidamos de sua capacidade de vencer. Eles só precisavam de um pouco de tempo para se ajustar ao carro e tirar o máximo proveito dele. Também tentamos apoiá-los na gestão da situação da melhor maneira possível, e a atitude relaxada que vimos neles neste fim de semana me faz pensar que o trabalho duro está começando a render resultados. Classificação merecida pelo comprometimento e confiança que eles depositaram na equipe, dia após dia. Mas também é gratificante para todos na equipe, que continuam trabalhando incessantemente, sem contar as horas ... Eu tenho grandes esperanças de que eles possam manter o ritmo nas próximas rodadas. 

 

Mais uma vez mostrando seu incrível espírito de luta, Sébastien e Julien deixam a Finlândia com pontos preciosos na batalha pelo título de pilotos e co-pilotos… 

Sim, mesmo que eles estivessem definitivamente esperando por um resultado melhor, e nós também. Mas eles não tiveram um trabalho fácil na segunda posição na ordem de corrida aqui, onde há muito cascalho solto nas estradas. E a noite muito perturbada entre sexta-feira e sábado realmente derrubou  Sébastien, justamente quando ele pretendia tentar recuperar o terreno perdido. Apesar de tudo isso, eles mostraram mais uma vez sua lendária coragem e tenacidade, limitando o dano e permanecendo com uma boa chance de ganhar o campeonato. Às vezes, os campeonatos são vencidos chegando ao fim de fins de semana difíceis como este sem sofrer muito dano. De qualquer forma, vamos redobrar nossos esforços para garantir que nossas equipes tenham um C3 WRC ainda mais competitivo nas próximas rodadas. 

 

 CLASSIFICAÇÃO FINAL DA ETAPA 

 

  1. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2:30.40.3 

  1. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) +25.6 

  1. Latvala / Anttila (Toyota Yaris WRC) +33.2 

  1. Mikkelsen / Jaeger (Hyundai i20 WRC) +53.4 

  1. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +56.1 

  1. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) +1:32.4 

  1. Breen / Nagle (Hyundai i20 WRC) +1:38.2 

  1. Suninen / Salminen (Ford Fiesta WRC) +2:33.8 

 

 

CAMPEONATO MUNDIAL DE PILOTOS 

 

  1. Ott Tänak – 180 points 

  1. Sébastien Ogier – 158 points 

  1. Thierry Neuville – 155 points 

  1. Elfyn Evans – 78 points 

  1. Andreas Mikkelsen – 71 points 

  1. Teemu Suninen – 66 points 

  1. Kris Meeke – 60 points 

  1. Esapekka Lappi – 58 points 

  1. Jari-Matti Latvala – 56 points 

  1. Dani Sordo – 50 points  

 

CAMPEONATO MUNDIAL DAS MONTADORAS 

  1. Hyundai WRT – 262 points 

  1. Toyota Gazoo Racing – 236 points 

  1. Citroën Total WRT – 198 points 

  1. M-Sport Ford WRT – 158 points 

Top