Num último dia composto por apenas 38,42 quilômetros cronometrados, e realizada em palcos bem conhecidos por todas as equipes, ficou complicado para Sébastien Ogier e Julien Ingrassia compensarem o déficit para as duas principais equipes. As coisas só pioraram quando a etapa Great Orme (4,74 km), onde surgiram algumas grandes lacunas no ano passado, foi cancelada este ano por razões de segurança. Nesse ponto, a dupla francesa concentrou-se em evitar problemas nas muitas seções complicadas, antes de ir para o Power Stage. Eles foram o segundo mais rápido na etapa final, adicionando quatro pontos de bônus aos premiados por terminar em terceiro.
Este resultado é o décimo primeiro pódio da Citroën Total World Rally Team em doze rodadas nesta temporada e o oitavo lugar entre os três primeiros da equipe francesa, o que garante que eles permaneçam na segunda posição no campeonato, 28 pontos atrás dos líderes.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia estiveram sempre entre os três primeiros após a primeira etapa, antes de dirigir de forma muito agressiva no C3 WRC na tarde de sexta-feira, reivindicando duas vitórias na etapa e confirmando sua intenção de tentar garantir a sexta vitória nesta rodada. Eles terminaram a etapa de abertura a apenas 3,4s da liderança. Determinados a seguir em frente no sábado, que é não apenas a etapa mais longa do fim de semana, mas também contestada por não ter tido o serviço do meio, os seis vezes campeões mundiais mais uma vez se esforçaram o máximo que puderam em uma emocionante e disputada luta na frente. Infelizmente, eles não foram capazes de acompanhar o ritmo dos outros dois candidatos ao campeonato. Portanto, eles começaram a perna final de hoje em terceiro lugar, 17,3s atrás dos líderes e 6,3s fora do segundo lugar.
Depois de dirigir com cautela no primeiro estágio, ao enfrentar o manuseio do C3 WRC nas estradas escorregadias de Gales, Esapekka Lappi e Janne Ferm imediatamente aumentaram o ritmo com o quarto tempo mais rápido, a 4,0s do ritmo da próxima etapa (Penmachno, 16,19 km). O terceiro tempo mais rápido, a apenas 1,0s do ritmo de liderança em Aberhirnant (SS5, 10,26km), significou que eles fizeram dele o serviço de meio de perna no primeiro dia, a apenas 7,8s do pódio. No entanto, eles foram pegos por uma das muitas mudanças de aderência dos estágios, superestimando a aderência disponível em um ponto de frenagem no início do segundo loop. Eles não foram além na perna de abertura. Após voltarem à ação sob as regras do Rally 2 no sábado, eles se concentraram em melhorar o conhecimento das sutilezas do evento e aprender como é começar em primeiro na ordem da corrida em estradas lamacentas e escorregadias, às vezes inundadas e com água parada. No entanto, eles mostraram uma velocidade impressionante em alguns pontos, marcando o terceiro tempo mais rápido no Power Stage, dentro de um segundo do tempo vencedor.