Traction Avant, 2CV, XM, Picasso, C3, publicidades marcantes, sucesso em rallies: desde 1919, a Citroën tem criatividade e tecnologia em seu DNA.
Criatividade. Tecnologia. E ousadia. Em 1919, André Citroën embarcou numa aventura de criação de uma marca que levaria seu próprio nome.
O lançamento do "Type A", primeiro veículo da Citroën, foi divulgado com um anúncio muito original e inovador.
No intervalo de apenas um ano, a Citroën vendeu 10.000 veículos.
Sempre um passo à frente, a Citroën apresenta uma série de placas de estrada esmaltadas em 20 de fevereiro de 1921, para ajudar os franceses a se localizarem nas rodovias.
A Citroën lança o segundo modelo de seu acervo: o B2. Uma versão mais potente e avançada do "Type A".
Paris Motor Show: pré-lançamento mundial do Citroën 5HP. Um novo veículo compacto da marca, baseado no "Type A".
Criatividade e ousadia novamente... Pela primeira vez, fazendo a abertura do sétimo Paris Motor Show, uma aeronave escreve o nome da marca no céu: "É Paris. É Citroën!".
Para destacar as qualidades de seus veículos "half-track" lançados em 1922, André Citroën decide fazê-los para atravessar o deserto do Saara. Georges-Marie Haardt e Louis Audouin-Dubreuil viajaram de Touggourt até Timbuktu e depois de volta a Touggourt, no período de 17 de dezembro de 1922 a 7 de março de 1923.
André Citroën começa a fabricar carros de brinquedo que são réplicas em miniatura dos "carros dos pais". O primeiro é o "open-tourer" Torpedo B2 10 cv. Mais de 30.000 miniaturas são vendidas nos primeiros dez anos.
Em 1924, a Citroën contabiliza uma venda anual de 50.000 veículos.
A Citroën apresenta o B10, o primeiro carro com a carroceria inteira de aço, substituindo as combinações de madeira e metal.
Tendo em vista o sucesso da travessia do Saara dois anos antes, a Citroën organiza a expedição Croisière Noire. Essa segunda expedição atravessa o continente africano de norte a sul, viajando de Colomb-Béchar até Cape Town, no período de 28 de outubro de 1924 até 26 de junho de 1925.
A Citroën publica seu primeiro manual de reparação, com um catálogo de reposição de peças para distribuidores.
A Citroën apresenta o B14, um carro popular com acessórios de luxo. Foi um dos veículos mais populares no período entre-guerras. A marca também apresentou o B15, o primeiro carro comercial francês com a cabine fechada.
A Citroën tinha agora 31.000 empregados. A produção estava estabelecendo o recorde europeu, com 400 veículos/dia.
Charles Lindbergh, o primeiro homem a atravessar o Atlântico num voo sem escalas, visita a fábrica da Citroën.
A Citroën apresenta dois novos modelos, o C4 e o C6, no Paris Motor Show.
A Citroën lança a primeira caminhonete de alta velocidade da França. Eram 1.800 kg, motor de 42 cv e 6 cilindros, com cabine fechada toda de aço.
A Citroën abre a lendária garagem Marbeuf, uma obra-prima arquitetônica que abre caminho para outras exibições da marca.
Demonstrando novamente seu impulso pioneiro, André Citroën abre as portas da fábrica ao público, durante o Paris Motor Show.
A versão comercial do C4 faz sua aparição. Modular e funcional, tem assento traseiro removível e porta traseira bipartida. A versão família do C4 diminuiu 7 cm e ganhou novo carburador e nova caixa de câmbio, tornando-se o C4F.
Cinco anos depois da expedição Croisière Noire, a Citroën organiza o Croisière Jaune. Sem reconhecer limites, a marca almeja, dessa vez, atravessar a Ásia, de Beirute até Pequim.
André Citroën retorna dos Estados Unidos com algumas ideias, incluindo o motor MFP, um conceito com o qual ele novamente contribui para a modernização dos carros. Esse sistema inovador posiciona borracha entre o motor e o chassi para reduzir as vibrações.
A Citroën lança a série "Rosalie". Os modelos 8CV, 10CV e 15CV são apresentados no Paris Motor Show. Os dois primeiros substituem o C4, enquanto o terceiro, com motor de seis cilindros, é o sucessor natural do C6. Desde 1931, depois de uma série de recordes estabelecidos por esses veículos no Linas-Montlhéry Speed Ring, todos esses modelos foram rapidamente apelidados de "Rosalie".
Novo recorde mundial estabelecido pelo "Petit Rosalie" (8CV).
Inovação. Segurança. Conforto. Eficácia. A Citroën apresenta o "Type 7", um carro que alinha inovação e segurança, conforto e performance. O novo veículo cria uma revolução na indústria automotiva, como, por exemplo: tração dianteira, unificação da carroceria toda de aço, freios hidráulicos nas quatro rodas, suspensão independente, motor MFP com válvulas no cabeçote e cilindros removíveis.
Outro modelo com tração dianteira é apresentado no Paris Motor Show: o 11. Baseado na estrutura do 14, é 14 cm mais largo e 20 cm mais comprido. Tem 46 cv, 3 marchas e atinge velocidade máxima de 106 km/h.
O lançamento do Traction Avant não resolve as sérias dificuldades financeiras da companhia, que não consegue cumprir com seus compromissos financeiros. A Citroën era a líder em fabricação de veículos da França e da Europa nessa época e a segunda maior do mundo. O governo pede a Michelin, o maior credor, que assuma a empresa e a coloque novamente em base sólida. A Citroën continua funcionando, agora sob controle de Michelin.
Em decorrência de uma grave doença, André Citroën morre. Pierre Boulanger se torna CEO.
Pierre Boulanger lança um projeto para um carro de motor pequeno e mais acessível: o futuro 2CV. Especificações apontam que o carro precisa ser apto a "carregar quatro pessoas e 50 kg de batatas e alcançar velocidade máxima de 60 km/h, garantindo, assim, conforto durante o trajeto".
A Citroën apresenta o 11MI diesel no Paris Motor Show, o primeiro carro de passageiros do mundo.
A Citroën conduz o primeiro teste de estrada para o TPV (Toute Petite Voiture, ou carro muito pequeno), o protótipo que viria a se tornar o celebrado 2CV.
Os testes de veículos franceses aprovam o 2CV, que agora está pronto para estrear no mercado.
A fábrica da Citroën em Quai de Javel é bombardeada. Os protótipos não danificados do 2CV são desmontados e escondidos. Devido à ocupação, a produção gradualmente diminui.
Com a falta de combustível, a Citroën decide tomar a iniciativa e prover alternativas de mobilidade a seus consumidores. Os veículos comerciais "Type 23" e "Type 45" agora funcionam a gás.
A produção de veículos durante a guerra cai de 100.000 para aproximadamente 9.000 unidades.
A fábrica de Javel é bombardeada pela segunda vez. As linhas de produção são seriamente danificadas.
A Citroën adota uma nova estratégia de produção. A primeira carreta sai da fábrica de Javel um ano depois do bombardeio.
A fábrica de Javel é reconstruída. A Citroën está focada em atender à crescente demanda. A produção aumenta em 13,4% comparada aos níveis do pré-guerra.
A França está sendo reconstruída. As vans utilitárias correspondem agora à metade dos veículos produzidos pela Citroën.
No Paris Motor Show, em outubro, a Citroën apresenta três modelos: o 11B, conhecido como "11 Normale", o 11BL ou "11 Légère" (light) e o 11-SixG.
Primeira apresentação do "Type H". Mais uma vez, o CEO Pierre Boulanger elabora o novo projeto: um veículo de corpo único e tração dianteira que adota uma série de features do Traction Avant 4 cilindros, mas com suspensão traseira mais forte. A principal meta é que utilizasse a maior quantidade de peças possíveis do já existente modelo da marca.
O 2CV é finalmente revelado ao público - e ao presidente da república, Vincent Auriol - no Paris Motor Show, em que impressiona os visitantes com seu novo design. Simbolizando um novo modelo para transportes individuais, o 2CV teve uma produção de mais de 5 milhões de unidades até 27 de julho de 1990.
No Paris Motor Show, a Citroën apresenta o "Type HZ", uma van compacta com limite de carga de 850 kg e velocidade máxima de 88 km/h.
Baseada no sucesso do 2CV, que tem lista de espera de seis anos, a Citroën apresenta uma nova van no Paris Motor Show, com capacidade de carga de 250 kg, motor de 375 cm³, velocidade máxima de 60 km/h e consumo de 5 litros/100 quilômetros.
Nascido em 10 de março de 1885, Pierre Boulanger, CEO da Citroën, morre.
O Citroën 15CV se torna o carro oficial do governo francês.
A Citroën começa a produção do 2CV Van, com mais de 1.200.000 unidades comercializadas até março de 1978.
Para atender as solicitações dos consumidores, a Citroën incrementa os veículos Traction Avant adicionando uma extensão traseira, que dobra o espaço de carga.
O veículo comercial Type55 substitui o Type 45. Motor de 76 cv e movido a diesel, com capacidade de carga de 5.000 kg. A Citroën também produz uma versão de ônibus, o 55 UADI, com motor de 6 cilindros movido a diesel e com 29 assentos.
O 15-Six ganha suspensão traseira hidropneumática de altura constante, um avanço tecnológico desenvolvido pelo escritório de design da Citroën.
A Citroën lança seu primeiro caminhão com tração nas quatro rodas, o 46 CDU. Motor de 95 cv, seis cilindros e movido a diesel, com capacidade de carga de 5.000 kg.
A Citroën encerra a produção do 15 Six, depois de 23 anos de mercado.
O Paris Motor Show abre a cena para uma revolução de tecnologia e design. A Citroën apresenta o DS, um carro que parece ter vindo da ficção científica. Aparência original, design interior futurista, suspensão hidropneumática e assistência hidráulica. Foram 750 vendas em 45 minutos e 12.000 em um só dia. Aproximadamente 80.000 unidades foram vendidas até o fim do evento.
O ID 19 entra para a gama de produtos. Disponível em duas versões: Standard (63 cv, 4.000 rpm e 130 km/h) e Luxury (66 cv, 4.500 rpm e 135 km/h).
A Citroën encerra a produção do Traction Avant. Foram produzidas mais de 750.000 unidades.
Apresentação do 2CV 4x4 ou 2CV Saara, um veículo com tração nas quatro rodas e dois motores de 425 cm³, com incrível capacidade para uso off-road. Mesmo quando completamente carregado, é capaz de subir uma ladeira com inclinação acima de 40%, na areia.
Como tributo ao fundador da marca, a Quai de Javel é oficialmente nomeada Quai André Citroën.
Uma novidade. A Citroën é convidada a exibir a carroceria do DS na Trienalle de Milano, uma exibição internacional de arte e design presidida pelo arquiteto Gio Ponti.
O ID 19 ganha o rali de Monte Carlo com os pilotos Coltelloni, Alexandre e Desrosies. Graças a esse resultado, a Citroën decide participar de outras corridas de estrada.
No Paris Motor Show, a Citroën apresenta o DS 19 Cabriolet, com a carroceria feita por Henri Chapron. Uma vasta gama de opções costumizadas estava disponível: 76 combinações de cores, 13 cores de carroceria e 11 tons para o acabamento de couro e os estofamentos.
Abertura da fábrica Rennes La Janais, na Inglaterra. Contando com equipamentos e automação "state-of-the-art", a fábrica foi projetada para alcançar a produção de 1.200 veículos por dia.
O Ami 6 é lançado no mesmo dia na Europa inteira. O veículo possui linhas e curvas bem características.
O general Charles de Gaulle sobrevive a uma tentativa de assassinato em Petit Clamart, fora de Paris. Os pneus do Citroën DS do presidente são perfurados com balas, mas o carro permanece na estrada sem nenhum outro dano.
No Paris Motor Show, sediado pela primeira vez no Porte de Versailles Centre, a Citroën apresenta um DS 19 reestilizado. A frente e o para-choque foram redesenhados para melhorar a aerodinâmica e a performance (160 km/h).
Morte de Flaminio Bertoni, designer da Citroën e o homem por trás dos lendários DS 19 e Ami 6.
A Citroën apresenta o DS 19 Pallas, um carro ainda mais sofisticado, enfatizando o acabamento e os estofamentos interiores.
Paris Motor Show: a Citroën apresenta a versão perua do Ami 6, que oferece cintos de segurança opcionais em todos os seus veículos.
O 2CV ganha novas portas dianteiras com dobradiças.
Chegada do novo DS 21. Mais robusto, vem equipado com sistema de nivelamento automático dos faróis para compensar variações dinâmicas de altitude.
Dirigido por Pauli Toivonen, o DS ganha seu último rali de Monte Carlo.
O Dyane se junta ao portfólio da Citroën, posicionando-se entre o 2CV e o Ami 6. O carro combina a mecânica do 2CV (motor de 425 cm³, quatro marchas, 100 km/h e consumo de 4,9 litros/100 km) com carroceria inteiramente nova.
Todos os modelos DS e ID são re-estilizados (para-brisa, capota, para-choque e também sistema óptico com quatro faróis, sendo dois direcionais).
A Citroën expande sua família de veículos de dois cilindros com o Méhari. Um veículo original e versátil. A carroceria de plástico previne corrosão e resiste a pequenos impactos.
O Ami 8 substitui o Ami 6. Sua carroceria reformulada, mais simples e mais elegante, proporciona maior visibilidade.
A Citroën deixa seus concorrentes para trás mais uma vez com a chegada do DS 21, o primeiro veículo de produção francesa a ter injeção eletrônica (12 cv, 188 km/h e consumo de 10 litros/100 km).
O milionésimo DS sai da linha de produção: um DS 21 com carroceria de ouro.
Série limitada de 267 exemplares. Carroceria baseada no Ami 8. Duas portas, coupé com 4 assentos. Suspensão hidropneumática. Motor "single-rotor", 995 cm³ e 4 marchas. O protótipo M35 é um "laboratório sobre rodas". A Citroën disponibilizou esse veículo para consumidores com rodagem acima de 30.000 km/ano e que gostariam de testá-lo.
Nascido de um acordo assinado com a Maserati em 1968, o Citroën SM é um luxuoso sport touring, apresentando a experiência adquirida com o DS em sistemas de tração dianteira, hidráulica e suspensão. Ele é equipado com um motor Maserati V6, uma caixa de câmbio de 5 velocidades e sistema "Diravi" de direção hidráulica com assistência elétrica. As suas qualidades dinâmicas atraem uma base de clientes admiradores da França e da Europa, bem com dos Estados Unidos.
Apresentado no Paris Motor Show, o GS entra na gama Citroën, entre o Ami 8 e os DS. Suas linhas esculturais fluidas posicionam o GS como o carro mais aerodinâmico do seu tempo. Possui um motor de quatro cilindros refrigerado a ar e suspensão hidropneumática.
Para o Citroën Paris-Persepolis-Paris Rally, 1.300 jovens de todas as classes sociais embarcam numa aventura extraordinária a bordo de 2CV, Dyane or Méhari, em uma viagem de 13.800 km da periferia de Paris até o sul do Irã.
O GS é nomeado o "Carro do Ano".
Primeiro evento de motorsports, primeira vitória do Citroën SM no rali de Marrocos.
O DS 23 substitui o DS 21. Apresentando um carburador e injeção eletrônica de combustível, é fornecido com o novo motor de 2.347 cm³ (188 km/h e consumo de 12 litros/100 km).
Ami Super = carroceria do Ami + motor de quatro cilindros do GS.
Lançamento do C35, um veículo utilitário com capacidade de carga útil de 1.885 kg, construído em parceria com a Fiat.
O Citroën CX é revelado no Paris Motor Show. Embora menos revolucionário do que o seu antecessor - o DS -, o CX apresenta os avanços tecnológicos mais recentes da marca, como o conjunto do motor e caixa de câmbio transversal dianteira, suspensão hidropneumática e rodas independentes (mantendo o veículo em altura constante), vidro traseiro côncavo e um painel de instrumentos futurista.
O CX ganha diversos prêmios: "Carro do Ano", "Prêmio de Segurança" e "Prêmio de Estilo Automotivo".
O último DS sai da linha na fábrica de Javel. Esse é o veículo de número 1.330.755 e é um DS 23 Pallas com carroceria Delta Azul e injeção eletrônica.
A Citroën apresenta a perua CX.
No Paris Motor Show, a Citroën revela o LN, com o menor motor e a menor carroceria da gama (com base no Peugeot 104 coupé). Com motor de dois cilindros de 602 cm³ refrigerado a ar, desenvolvendo 32 cv, 4 marchas, velocidade máxima de 120 km/h e consumo de 5,9 litros/100 km.
O CX 2400 leva os cinco primeiros lugares no "Tour Automobile du Sénégal".
O CX 2400 GTI: injeção eletrônica, motor 2.347 cm³ desenvolvendo 128 cv, 189 km/h e consumo de 8,1 litros/100 km.
Chegada do CX Prestige, com uma distância entre eixos mais longa (25 centímetros).
O Acadiane, um novo veículo utilitário compacto com base no Dyane, substitui as vendas do 2CV. Ele possui um motor de 602 cm³ desenvolvendo 31 cv para uma velocidade máxima de 100 km/h.
No Paris Motor Show, a Citroën revela dois novos modelos: o LNA, substituindo o LN, e o Visa. Esses veículos possuem ignição eletrônica, pioneiros mundialmente.
O 2CV Charleston é lançado com carroceria com dois tons de pintura e faróis arredondados. Originalmente planejado como uma série especial de 8.000 exemplares, foi um sucesso tão grande que se tornou um modelo produzido em série em 1981.
A Citroën lança um novo veículo utilitário, o C25, em parceria com Peugeot e Fiat.
No topo da vasta gama Visa, o Visa GT substitui o Visa II Super X. Com um motor de 1.360 cm³ e 80 cv, atinge velocidade máxima de 168 km/h com consumo de 5,6 litros/100 km.
A Citroën revela o BX, um veículo de produção destinado a ganhar novos clientes. Com 5 portas e 5 assentos, posiciona-se entre o GSA e o CX. Foi lançado com três opções de motorização: 1.360 cm³ desenvolvendo 62 cv e com 4 marchas, 1.360 cm³ desenvolvendo 72 cv e com 5 marchas, e 1.580 cm³ desenvolvendo 90 cv e com 5 marchas.
Lançamento do Visa conversível: o teto e a janela flexível traseira podem ser dobrados completamente para trás ou apenas na frente.
A partir dessa data, todos os veículos Citroën vêm equipados de série com um para-brisa laminado.
Em parceria com a Total e a Michelin, a Citroën organiza o Troféu das Mulheres: 6.000 candidatas, 11 pilotos selecionados e seis eventos.
A Citroën lança o BX 19 GT, com computador de bordo e motor de 1.905 cm³ (185 km/h).
CX 25 GTi Turbo: motor turbo de 2.500 cm³ com injeção eletrônica, 168 cv e 220 km/h. Um dos carros mais brilhantes da sua categoria pela sua excelente performance.
O C15 E (gasolina) e o C15 D (diesel) são dois veículos utilitários compactos baseados no Visa e com carga útil de 570 kg.
A Citroën lança o Visa GTI. Com seu motor com injeção eletrônica de 1.580 cm³ e caixa de 5 velocidades, é um verdadeiro GTI, com uma velocidade máxima de 188 km/h.
Nova identidade visual. O antigo logotipo azul e amarelo é gradualmente substituído por um logotipo vermelho e branco.
No Paris Motor Show, a Citroën revela o AX. Um hatch de três portas, tração dianteira e um novo conjunto mecânico, montado transversalmente.
A partir dessa data, todos os veículos Citroën passam a vir com garantia de 5 anos contra corrosão.
O Citroën AX chega ao segmento dos esportivos compactos, com o AX Sport em março, seguido do AX GT, em outubro. Ele participa do rali de Marrocos e do rali de Monte Carlo.
A Citroën apresenta o novo 16 válvulas BX 19 GTi 16 com o primeiro motor multiválvulas da França (quatro cilindros, 1.905 cm³, 164 cv e uma velocidade máxima de 218 km/h).
No Paris Motor Show, a Citroën revela o "Activa": um protótipo de pesquisa que seria usado para desenvolver uma série de sistemas, incluindo direção nas quatro rodas e suspensão eletrônica.
O AX Sport Turbo conquista 7 lugares no pódio em dez eventos no French Superproduction Championship.
Dois novos modelos BX chegam às concessionárias: BX 4x4 e BX 4x4 Evasion. A transmissão 4X4 possui três diferenciais: frontais, central (bloqueio) e traseira, com deslizamento limitado.
A Citroën lança um novo modelo flagship: o XM. Projetado por Bertoni, é o primeiro carro de produção do mundo a contar com um sistema de suspensão que combina a inteligência da eletrônica com o poder e a flexibilidade do sistema hidráulico. Nasce a suspensão "Hydractive".
Depois de uma produção de 5.114.940 unidades, o 2CV despede-se de forma espetacular na fábrica de Mangualde, em Portugal. Ele rapidamente se torna um item de colecionador.
O Paris Motor Show dá à Citroën mais uma oportunidade de demonstrar a sua liderança tecnológica. O C15 elétrico e o C25 são exibidos juntamente com o Activa 2, um protótipo de trabalho que é a verdadeira estrela do show. O Activa 2 possui um motor 3 litros V6 de 24 válvulas que desenvolve 200 cv, uma caixa de câmbio automática de 4 velocidades e um display de 5 funções.
Um ZX Rallye pilotado por Ari Vatanen vence o décimo terceiro rali Paris-Tripoli-Dakar (9.186 km).
O Citroën ZX é revelado ao público no Salão do Automóvel de Genebra. O ZX é lançado em março como uma "coleção" de quatro modelos: Reflex, Avantage, Aura e Volcane. Posicionando-se entre o AX e o BX, o ZX é o primeiro automóvel europeu a ser vendido com um banco traseiro deslizante com encostos de inclinação ajustáveis.
Citela, um protótipo elétrico da Citroën, é uma das principais atrações no pavilhão francês da Exposição Universal de Sevilha.
Sessenta anos após a Croisière Jaune, Pierre Lartigue e Michel Périn completam uma aventura de 16.000 km e ganham o primeiro rali Paris-Moscou-Pequim com um Citroën ZX Rallye.
O Xantia faz sua estreia no mercado. O sedã de 5 portas, medindo 4,44 m, é o resultado de uma parceria entre os centros de estilo da Citroën e Bertoni. A Citroën baseou-se no espectro completo de sua cultura tecnológica para desenvolver o Xantia, não só para estabelecer novos padrões no prazer da condução, mas também para dotar o novo veículo com um poderoso sistema de segurança passiva (Hydractive 2).
O AX número 2.000.000 é produzido na fábrica de Aulnay-sous-Bois.
Preview Mundial do Citroën Jumper no Salão de Genebra de veículos comerciais. Nascido de um acordo de cooperação industrial com a Peugeot e a Fiat, o Jumper vem com uma série de atributos especiais: boa aparência, novos motores a gasolina e diesel e novas caixas de câmbio.
O Citroën Evasion (Synergie) é apresentado no Salão de Genebra. O novo veículo tem todas as qualidades de um sedã executivo, ligadas ao prazer de condução, conforto e segurança.
Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o Xantia Activa é o primeiro veículo equipado com SC.CAR. Ele também vem com opcionais, incluindo airbag do motorista, vidros elétricos traseiros e encostos reguláveis.
O milionésimo ZX sai da linha de montagem final da fábrica de Aulnay.
No Transport Show, a Citroën apresenta o Jumpy (Dispatch), um furgão compacto, funcional e versátil, com capacidade de carga útil de 815 kg e volume útil de 4 m³.
O AX elétrico faz sua estreia. Potência: 20 kW. Velocidade máxima: 91 km/h. Alcance: 75 km na cidade. Disponível na versão de 3 portas/4 lugares hatchback e em uma versão de 2 lugares.
O novo Citroën Saxo é apresentado à imprensa.
Em oito meses, a fábrica de montagem final de Aulnay chega ao marco de 100.000 veículos Saxo.
A Saxo Cup substitui a AX Cup.
Em oito meses, a fábrica de montagem final de Aulnay chega ao marco de 100.000 veículos Saxo.
O Citroën Berlingo faz sua estreia no mercado. Apesar de ser mais próximo de um carro de passageiros que um utilitário por seu estilo e equipamentos, o Berlingo vem com um volume útil de 3 m³ e uma carga útil de 800 kg.
O Citroën Berlingo faz sua estreia no mercado. Apesar de ser mais próximo de um carro
de passageiros que um veículo utilitário, por seu estilo e equipamentos, o Berlingo vem
com um volume útil de 3m³ e uma capacidade de carga útil de 800 kg.
Uma operação para os jovens entre 18 e 35 anos de toda a Europa: o rali Citroën Berlingo Paris-Samarkand-Moscou.
O Citroën Xsara (4,17 m) junta-se à gama, entre o Saxo (3,72 m) e o Xantia (4,52 m). Projetado para ser o primeiro de uma nova geração de veículos executivos de médio alcance, o Xsara demonstra a liderança da marca em itens como conforto e de segurança.
O Xantia de número 1 milhão é construído na fábrica Rennes la Janais, e o Saxo de número 1 milhão, na fábrica de Aulnay.
Na exposição Rétromobile, a Citroën exibe três modelos únicos pré-guerra do 2CV, a partir de uma série correspondente à do veículo homologado em 1939.
O Saxo de número 500.000 sai da linha de produção, tendo o escultor francês César como seu patrocinador.
A Citroën volta seus olhos para o futuro com o carro-conceito C3 Lumière, prevendo um futuro modelo em série. A arquitetura é versátil e inovadora em termos de funcionalidade e layout interior.
O Citela, um protótipo elétrico da Citroën, é uma das principais atrações no pavilhão francês da Exposição Universal de Sevilha.
Apresentado no Salão do Automóvel de Genebra, o carro-conceito C6 Lignage ilustra "a arte de viajar de acordo com a Citroën". Ele ilustra as opções de arquitetura e design para um futuro modelo executivo da marca. Também no estande da Citroën, os visitantes puderam admirar o protótipo "Pluriel", um modelo original que não se encaixa em nenhuma das categorias tradicionais de veículos.
A Citroën inaugura o "Conservatoire Heritage Centre", em Aulnay. O objetivo da construção de 6.700 m² é armazenar e proteger os veículos construídos pela marca desde sua fundação até os dias de hoje. O centro foi inaugurado em 28 de novembro de 2001.
O Citroën C3 Pluriel é apresentado no Salão do Automóvel de Genebra.
A Citroën revela o C5 no Paris Motor Show. Um carro que une prestígio a potência, desempenho e força. A marca também apresenta o Osmose, um carro-conceito projetado para reconciliar pedestres e motoristas. Feito para a cidade, o Osmose é um veículo do futuro, que promove comunicação e abertura. Posteriormente, foi exposto no Centro Georges Pompidou, em Paris.
Jovem promessa da Citroën, Sébastien Loeb ganha o título de campeão francês junto ao copiloto Daniel Elena, a bordo de um Xsara Kit. A dupla também ganha o Campeonato Mundial de Rali Júnior pilotando um Saxo Super 1600.
No Frankfurt Motor Show, a Citroën revela o C3. Os visitantes também podem admirar o C-Crosser, um carro-conceito com três lugares na frente, uma posição de condução móvel (esquerda, centro ou direita), controles eletrônicos baseados em tecnologia "x-by-wire" e nenhuma coluna de direção. Esse carro versátil é uma resposta à busca por aventura, liberdade e bem-estar.
No Salão do Automóvel de Genebra, a Citroën apresenta o C8, um carro para viajar com a família ou com amigos, projetado para atender às necessidades de todos os passageiros.
C-Airdream é o novo carro-conceito da marca. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, esse coupé é uma oportunidade para a Citroën futuramente aprimorar ainda mais a sua linguagem de estilo.
No Salão do Automóvel de Genebra, a Citroën apresenta o C2 Citroën Sport, um conceito desenvolvido em conjunto pelo departamento de carro-conceito e pela Citroën Sport.
A Citroën confirma seus planos no Frankfurt Motor Show apresentando o C2, um compacto de 3 portas capaz de transportar quatro pessoas. Outra estrela do show foi o C-Airlounge, um carro-conceito que mais uma vez demonstrou a criatividade da marca.
Com 13 lugares no pódio, a Citroën domina o Rally Championship de 2003. Sébastien Loeb fica em segundo lugar no Drivers' Championship.
O Xsara Picasso de número 1 milhão sai da fábrica.
No Paris Motor Show, a Citroën apresenta: C4 hatchback e coupé, C5 e C5 Tourer e o C3 Stop & Start, uma inovação projetada para controlar o consumo de combustível e emissões de CO2.
A Citroën conquista seu segundo título mundial no rali da Córsega, antes do final da temporada. Sébastien Loeb, vice-campeão do evento, leva o seu primeiro título de WRC na categoria de pilotos.
Começa a produção do novo Citroën C1, um carro compacto com estilo atrativo e jovial, disponível nas versões 3 e 5 portas.
No Salão do Automóvel de Genebra, a Citroën apresenta o C6, seu novo flagship sedã, com lançamento previsto para o início de 2006.
Pré-lançamento mundial do carro-conceito C-Sportlounge no Frankfurt Motor Show.
A Citroën DS celebra seu quinquagésimo aniversário, e 1.600 veículos DS saem em uma caravana pelas ruas de Paris para marcar o evento.
A Citroën cria o C-Triomphe, um carro-conceito exclusivo para a China.
No Paris Motor Show, a Citroën exibe um novo carro-conceito, inspirado em paixão e razão. Com o C-Métisse, a marca prepara-se para explorar novas opções no prazer da condução.
A Citroën lança o Grand C4 Picasso, posicionado na gama de produtos acima do Xsara Picasso.
No Salão do Automóvel de Genebra, a Citroën apresenta o C-Crosser, com lançamento previsto para julho do mesmo ano. Primeiro SUV da marca, o C-Crosser é capaz de transportar até 7 pessoas em qualquer tipo de terreno, com o seu amplo espaço interior e tração nas quatro rodas.
A marca finaliza o trabalho de seu espaço-conceito na Avenida Champs-Élysées, 42. O C_42 abre as suas portas. Em apenas seis meses, esse endereço emblemático recebe um milhão de visitantes.
No Frankfurt Motor Show, a Citroën apresenta o carro-conceito C5 Airscape, aproveitando para anunciar a chegada próxima do novo Citroën C5.
No Bruxelas Motor Show, a marca apresenta o novo Citroën C5. Os designers partiram do zero para repensar esse veículo de nova geração.
A família Picasso ganha um irmão menor, o Citroën C3 Picasso. Esse conceito inovador se destaca por seu estilo arrojado, arquitetura moderna e engenhosa concepção.
O c-Airdream é novo carro-conceito da marca. Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, esse coupé é uma oportunidade para a Citroën futuramente aprimorar ainda mais a sua linguagem de estilo.
Inovação, ecologia e criatividade são as palavras-chave para a Citroën no Paris Motor Show de 2008. A marca exibe um line-up de nada menos que 34 veículos, incluindo 11 novos modelos e 8 carros-conceito. Os principais veículos são o GTbyCitroën, o 2CV Hermès, o C-Cactus e o conceito Hypnos, bem como o Citroën C3 Pluriel Charleston, uma homenagem à história.
Em um aceno para a história, a Citroën se reinventa em 5 de fevereiro, o dia do nascimento de seu fundador. Nova identidade visual, novas relações com os clientes e uma nova linha de produtos. Aos 90 anos de idade, a Citroën inicia uma nova página da sua história.
No Salão do Automóvel de Genebra, a Citroën testa a "secret box", uma vitrine para o seu novo carro-conceito: DS Inside.
A Citroën amplia sua gama de produtos na China, apresentando dois novos veículos no Shanghai International Motor Show: o sedã C-Quatre, em pré-lançamento mundial, e o novo C5, a ser produzido em Wuhan.
Révolte. A Citroën escolhe um nome sugestivo para o seu mais recente carro-conceito, para demonstrar ao público que continua sendo uma marca progressista e corajosa. Esse veículo compacto urbano ultrachique combina luxo com modernidade.
Primeiro Motor Show para o novo Citroën C3, em Frankfurt. E uma meta ambiciosa: dar um novo impulso a um best-seller, que já teve mais de dois milhões de unidades comercializadas.
Na 88ª edição do Bruxelas Motor Show, a Citroën apresenta o Citroën C-Zero. Com esse novo modelo, a marca expande sua oferta no segmento de veículos compactos, com uma solução totalmente elétrica e projetada para uso urbano.
Quase um ano após a apresentação do DS Inside (Genebra 2009), a Citroën revela o DS3, lançando assim a nova linha DS anunciada um ano antes. Essa nova linha de veículos premium, com opções de design mais audaciosos, expande a gama de veículos Citroën.
Transgressivo e ousado, com um toque de glamour: a Citroën apresenta o Survolt no Salão do Automóvel de Genebra. O objetivo da marca é explorar veículos elétricos excêntricos e únicos, dando continuidade a uma abordagem que havia começado com o carro-conceito Révolte alguns meses antes.
Na corrida para o Salão do Automóvel de Xangai, a Citroën apresenta o Metrópolis. O primeiro carro-conceito projetado pelo centro de estilo da marca criado em 2008, em Xangai. Este conceito foi posteriormente exibido no Salão do Automóvel de Pequim e, em seguida, em outubro, no pavilhão francês da Exposição Universal de Xangai.
Os engenheiros da Citroën Racing adicionam um novo nível de desempenho para a versão Sport Chic do DS3. O motor, a direção e outros componentes são atualizados para criar o DS3 Racing.
Assim como o novo Citroën C5 em 2008 e o C3 em 2009, o novo Citroën C4 demonstra a expertise da marca em inovações e tecnologias avançadas para a renovação de sua gama de veículos.
No Salão do Automóvel de Paris, com o carro-conceito Citroën Lacoste, a Citroën expõe a sua visão do veículo do futuro. A visão que se afasta do ditado de "sempre mais" e apresenta uma abordagem mais descontraída e tranquila sobre a vida.
Lançamento do Citroën DS4. Esse é o segundo veículo da linha DS, sendo um coupé alto de 4 portas que combina desempenho e versatilidade, proporcionando novas sensações ao dirigir.
Com o Multicity, a Citroën torna-se o primeiro fabricante de veículos a lançar um serviço na Europa que engloba todos os meios de transporte, tornando mais fácil se deslocar: www.multicity.citroen.fr
Após os modelos DS3 e DS4, a Citroën revela o DS5 em Xangai. Robusto e escultural, o Citroën DS5 é uma escolha radical em design, sensações, estilo e sofisticação.
Acontece o 19º Encontro Mundial de Amigos do Citroën 2CV, marcando a data de aniversário do fim da produção do 2CV. Mais de 20.000 entusiastas estavam presentes, ao lado de 7.000 unidades desse carro lendário.
64º Frankfurt Motor Show. Com o carro-conceito Tubik, semelhante a uma versão futurista do Citroën H, a marca expõe a sua visão de mobilidade para o futuro - um momento em que a viagem vai ser tão importante quanto o destino. O desafio vencido pelo Tubik é levar nove pessoas em um veículo, com muito conforto e estilo, como se estivessem em um sedã moderno.
Com quase 70 páginas no Facebook, a Citroën tem mais de um milhão de fãs em todo o mundo.
Oitenta anos depois da Croisière Jaune, dois jovens engenheiros, Xavier e Antonin, partem para a primeira turnê de volta ao mundo em um carro elétrico, a bordo do Citroën C-Zero. Foram oito meses, 25.000 quilômetros e 17 países.
A Citroën amplia seu portfólio com o C4 Aircross. Em um segmento de rápida expansão, esse novo modelo combina o design robusto de um SUV com inovação tecnológica.
Número 9. O nome da mais recente criação da marca. Uma nova visão sobre a linha DS, esse carro-conceito revisita um estilo de carroceria reconhecido por seu prestígio na história do automobilismo: o shooting brake.
A Citroën intensifica o ritmo de seu desenvolvimento global, com dois veículos lançados em rápida sucessão: o Citroën C4 Sedan e o C-Elysée. Esses dois sedãs são destinados principalmente a mercados emergentes, como a Bacia do Mediterrâneo, a China e a Rússia.
Dez anos após sua primeira vitória no WRC, Sébastien Loeb e Daniel Elena quebram o recorde atual em motorsports ao conquistarem seu nono tíitulo em WRC na Alsácia, França. Ao mesmo tempo, a Citroën conquista seu oitavo título mundial no campeonato de fabricantes.
Dez anos após sua primeira vitória no WRC, Sébastien Loeb e Daniel Elena quebram o recorde atual em motorsports ao conquistarem seu nono tíitulo em WRC na Alsácia, França. Ao mesmo tempo, a Citroën conquista seu oitavo título mundial no campeonato de fabricantes.
No Paris Motor Show, a Citroën começa a receber pedidos para o novo DS3 Cabrio. Uma versão do DS3 com teto conversível, que combina todas as qualidades do original (estilo, sensações de direção e espaço) com o prazer de dirigir ao ar livre. O teto conversível pode ser aberto a uma velocidade de até 120 km/h.